DICA CULTURAL – JARDIM BOTÂNICO

Em Recife existe um lugar em que você pode se comunicar com a natureza, calmo, tranquilo, cheio de vida por todos os lados, com muitas atividades e coisas para ver, que além de servir como parada turística ainda ajuda a preservar nossas matas. Você nem vai lembrar que está apenas passeando com a família. Esse lugar existe e sua entrada é franca

É isso mesmo, esse lugar existe sim e se chama Jardim Botânico do Recife, ele fica em uma unidade de conservação com 10,7 hectares de Mata Atlântica, é um espaço público municipal vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e Dispõe de sete jardins temáticos: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Sensorial e Tropical, além é claro de um corpo de técnicos que realiza estudos e pesquisas voltadas a preservação da Mata Atlântica, restauração florestal, botânica e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.

mosaico_apresentacao

O Jardim Botânico foi criado em 1° de agosto de 1979, por meio do decreto nº 11.341, assinado pelo então prefeito Gustavo Krause. Em julho de 2015, a Comissão Nacional de Jardins Botânicos (CNJB), elevou o Jardim Botânico do Recife à categoria A.

paineis_solares_1

Em uma parceria entre a prefeitura do Recife e do Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade), que por meio de um investimento de R$ 119 mil, adquiriu painéis para captação de energia solar, no programa internacional Urban LEDS. Com o uso dos 47 módulos a expectativa é que seja gerado cerca de 2.250 kilowhatts/mês, equivalente a 30% de todo o consumo do Jardim Botânico ou a cinco residências. Além do benefício da redução de conta, um outro objetivo da ação é o estímulo de uma cultura de energia limpa e o comprometimento com projetos sustentáveis e a preservação ambiental. Um ótimo exemplo de como você pode manter um lugar tão grande e tão útil a sociedade, sem gastar tanto dos cofres públicos e ainda assim ajudar a preservação do meio ambiente.

mosaico_educacao_ambiental

Além dos projetos desenvolvidos no espaço, também são oferecidas atividades dentro da perspectiva socioambiental para crianças e adultos, de forma a atender todos que visitam o Jardim Botânico do Recife. Para tal,  atividades de ampla abrangência e algumas atividades por faixa etária e foco de interesse, procuram respeitar as especificidades dos grupos agendados e também dos demais visitantes. Assim divulgando todas as vantagens de uma vida mais sustentável e voltada a preservação do meio em que vivemos.

O Jardim abre de terça a domingo, das 9h às 15h30. A entrada é gratuita. Existem trilhas monitoradas e exposições no local, atividade é o que não falta. Grupos com 10 a 30 pessoas que desejem acompanhamento de monitor devem agendar pelos telefones (81) 3355-0002 e 3355-0000. Uma ótima opção de lazer, educação, cidadania e preservação.

Para mais informações acesse: http://jardimbotanico.recife.pe.gov.br/pt-br

Fonte: http://jardimbotanico.recife.pe.gov.br/pt-brhttps://pt.wikipedia.org

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s